Após o surgimento das redes sociais e o rápido crescimento na produção de conteúdo digital, as pessoas ficaram com um problema: Como compartilhar o link dos meus conteúdos de forma fácil e prática?

Para suprir essa demanda, surgiram os criadores sites para listagem de links, sites especializados em criar páginas simples e rápidas com uma listagem de links relevantes.

Centralizador de links utilizado pelo Instituto Fortius (https://linktr.ee/institutofortius)

O primeiro player relevante nesse mercado foi o Linktree, exibido na imagem acima. O linktree possui um layout simples e direto, exibindo os links em uma lista vertical com a opção de editar as cores e fontes. Só.

Pode parecer uma ferramenta um pouco inútil para quem olhar pela primeira vez, mas analisando a estrutura do Instagram, principal rede social em 2018~2020, podemos perceber o incentivo para a criação desse tipo de ferramenta.

O Instagram não permite a publicação de links no seu feed e nem o compartilhamento de links como uma publicação do feed, diferentemente do Facebook. É uma excelente estratégia para garantir que os usuários fiquem mais tempo dentro do aplicativo.

Com isso, os usuários do Instagram possuem apenas o link da bio para compartilhar com seus usuários.

E surge o Milkshake.app

O Milkshake é um gerador de sites focado em otimizar a conversão de contas do Instagram. O site produzido por eles é exclusivamente mobile e com carregamento rápido.

A conta do Milkshake no Instagram usa uma página gerada pela ferramenta. https://msha.ke/go.milkshake/

No vídeo abaixo você pode ver o aspecto geral de um site gerado com a ferramenta.

Mas é bom?

Depois de fazer um site de teste, nós ficamos com algumas observações positivas e negativas da ferramenta.

Na nossa avaliação, é uma boa opção para quem possui tempo para montar uma boa página e para atualizar o conteúdo com frequência.

Para quem precisa fazer conversões (vender) e não quer correr riscos de perder um lead, recomendamos usar uma ferramenta como o https://linktr.ee/.

Como funciona?

Para você criar a sua página, é necessário baixar o aplicativo deles, disponível para Android e iOS. Aqui já é um ponto que consideramos negativo, pois ainda é muito difícil enviar as imagens e textos que produzimos no computador para o celular.

Por exemplo, para montar a seção de vídeos do Youtube, eu precisava copiar o link de cada vídeo, além da URL do canal. Para não ficar trocando de aplicativo, eu busquei os links no computador e mandei pelo WhatsApp para um colega de trabalho.

Após baixar o app, você cria uma conta no aplicativo e faz login no Instagram.

O próximo passo é escolher quais “cards” ou páginas quer criar e adicionar o conteúdo delas.

Os modelos são pré-definidos, mas a lista está em expansão constante.

Até onde usamos, não descobrimos um limite de páginas/cards que você pode criar.

O aplicativo possui cards focados para conteúdos, para você linkar postagens de blog, para Youtube e para links em geral.

Depois preencher o conteúdo do seu mini-site, você pode publicá-lo. O aplicativo gera uma url amigável para você adicionar na bio do Instagram.

No vídeo abaixo você pode ver como é o uso das seções do aplicativo.

Nossa conclusão

Nós sempre torcemos e estimulamos a criação de novas ferramentas e o Milkshake.app é mais um produto focado em resolver um problema pontual.

Ele nos parece uma solução muito boa para pessoas que não possuem computador (sim, existem muitas pessoas que só possuem celular) e que gostariam de um centralizador de links bonito, mais parecido com o perfil do Instagram. Sim, o linktree é prático, mas não é bonito.

Agora, para o público focado em conversão (vendas) nós recomendamos continuar com o Linktree, pelo menos até o milkshare.app adicionar mais funcionalidades.

Um “plus a mais”

Nós somos um pouco curiosos e fomos atrás de quem é a dona ou criadora do Milkshake.app e descobrimos que é a gigante Envato. Nada mais esperado do que uma empresa que possui dezenas de ferramentas digitais.

Alguns dos produtos desenvolvidos pela Envato

Outro ponto que achamos interessante foi que o site institucional da Milkshake foi desenvolvido usando WordPress! Sim, é possível fazer sites rápidos, lindos e seguros usando WordPress. (Além de serem mais baratos…)

Comentários

Vamos trabalhar juntos




Do NOT follow this link or you will be banned from the site!