Como uma Agência Digital, a Doggus vive de criar e manter sites e plataformas para seus clientes, como o site de cursos de fisioterapia do Instituto Fortius ou o site institucional da Planalto Encomendas, mas dificilmente conseguimos focar em projetos internos.

A velha história da “casa de ferreiro, espeto de pau”. Contudo, com a entrada no nosso primeiro estagiário, Henrique Goetz, ano passado nós conseguimos ter mais folga no calendário e colocar em prática o desenvolvimento de projetos internos.

Conheça o Gerador de CPF Online da Agência Doggus

Clique no link abaixo para acessar o gerador de cpf:

https://cpf.inf.br

Este gerador auxilia desenvolvedores no teste de formulários e sistemas online. Na rotina de um desenvolvedor é muito comum a criação de usuários de testes para avaliar o funcionamento de uma aplicação. Um dos passos de toda aplicação Web é a validação de CPF. Com isso, o desenvolvedor fica obrigado a fornecer um CPF válido para prosseguir com os testes. E é aí que entra o nosso Gerador de CPF Válidos Online.

Muito mais do que um simples projeto

É claro que a ideia por trás desse projeto é muito maior do que simplesmente desenvolver um aplicativo web que gera números. O nosso objetivo é treinar os processos internos e identificar melhorias, além de permitir que a equipe possa experimentar novas tecnologias.

No caso do nosso Gerador de CPF Online, nós optamos por implementar ele utilizando a tecnologia Accelerated Mobile Pages (AMP) desenvolvida pela Google. Essa tecnologia permite o desenvolvimento de páginas muito leves e corregamento muito rápido. Claro que existe um custo técnico, pois ela se torna mais complexa de se usar do que as tecnologias convencionais.

Benefícios do AMP

O foco do projeto AMP é na velocidade de carregamento. Para todos os problemas técnicos encontrados, a solução era sempre voltada para mais velocidade. Isso permitiu que eles criassem um ambiente em que páginas com bastante conteúdo fossem carregadas em menos de 1 segundo.

Performance do Gerador de CPF Online da Agência Doggus

Páginas rápidas geralmente estão relacionadas com páginas leves, o que permite o aplicativo Google News de fazer cache de várias páginas e apresentar para o usuário com um acesso instantâneo.

Além das vantagens técnicas de velocidade e peso, as páginas desenvolvidas com a tecnologia AMP são preferidas pelo Google para serem exibidas nos resultados de busca. Na imagem abaixo, você pode verificar uma página AMP no resultado de pesquisa por possuir um raio no canto do card.

Exemplo de resultado de pesquisa favorecendo uma página AMP

Outros tópicos abordados no projeto

Além do estudo de novas tecnologias, a ideia dos projetos internos da Doggus serve também para treinarmos nossos processos internos e a coesão do time.

Por ser um projeto que não possui prazo e nem cliente (nós trabalhamos nos projetos internos nos vácuos entre clientes), nós podemos focar no processo e até refazer uma mesma etapa várias vezes.

O ciclo de vida de um projeto na Doggus

Para o desenvolvimento de um projeto, nós seguimos o seguinte fluxo:

  • Discussão sobre a necessidade do cliente
  • Criação e Gerenciamento do Projeto
  • Análise das opções que satisfazem a necessidade do cliente
  • Desenho do layout do protótipo
  • Validação do layout
  • Configuração dos ambientes (local, homologação, produção)
  • Implementação e Testes
  • Homologação
  • Publicação
  • Manutenção

Ferramentas necessárias

Cada etapa desse fluxo demanda um conjunto de ferramentas específicos. As ferramentas que utilizamos hoje são:

Perspectivas dos Projetos Internos

O resultado da execução desse projeto interno foi muito satisfatório para toda a equipe e também auxilia no branding da agência. Nosso objetivo é continuar desenvolvendo projetos internos e estimular a equipe para que tragam novas ideais e tecnologias para experimentarmos.

Comentários

Vamos trabalhar juntos




    Agência Doggus