Como geralmente me pego buscando essas informações a cada vez que crio um canal do Youtube para um cliente, decidi compilar duas excelentes fontes nesta postagem:

Resumindo (para os apressados)

O banner do Youtube deve ter 2560px por 1440px e menos de 6MB

O avatar do Youtube deve ter 800px por 800px

Detalhes para o banner

Por mais bobo que pareça, o banner do youtube tem várias características que devem ser levadas em consideração para que o resultado final fique ótimo. Primeiro, baixe o template que o Youtube oferece em PSD (Photoshop) clicando aqui.

Se você não usa o Photoshop, sem problemas, o GIMP, software livre concorrente do Photoshop, é capaz de abrir esse template.

Ao abrir o template, você verá a seguinte imagem:

A parte escura central (com altura de 423px) é a que será exibida em computadores e celulares. A imagem completa só é exibida em televisões e no canal de Gaming do Youtube.

Detalhes para o avatar

O avatar que você escolher irá aparecer na caixa de pesquisa, nos comentários que fizer e na homepage do seu canal. Então escolha uma imagem que represente bem sua marca e que tenha poucas informações, até porque ela será exibida sempre em tamanho pequeno.

O tamanho recomendado para o avatar é de 800px por 800px.

Em algumas ocasiões, o seu avatar irá aparecer no formato circular, então deixe um espaço de respiro entre a borda e o conteúdo para evitar cortes.

Por exemplo, olhando o avatar do Canal do Gaveta, você pode reparar que a parte importante do rosto não é cortada no formato circular.

Detalhes para a marca d’água

Esta imagem é exibida no canto do seus vídeos de forma translúcida para convidar o usuário a assinar o seu canal.

Alguns canais optam por exibir uma imagem “Increva-se” enquanto outros optam por usar o logo ou outra imagem que remeta a marca/empresa.

Por exemplo, se você olhar os vídeos do Canal do CompareBaby vai notar que no canto inferior direito tem um ícone convidando o usuário a se increver no canal.

Exibição normal da marca d’água

Ao colocar o mouse sobre a marca d’água

A sugestão do próprio Youtube é de usar uma imagem transparente e apenas uma cor. Para isso, lembre-se de salvar o arquivo nos formatos PNG ou GIF. Além disso, a imagem deve ter, no máximo, 1MB.

Indicação de como montar a sua marca d’água.

Detalhes para as miniaturas de vídeo

Os thumbnails, ou miniaturas, são muito importantes para atrair os usuários aos seus vídeos. Por padrão, o Youtube escolhe alguns quadros do seu vídeo e sugere como miniatura.

Você tem a opção de enviar uma miniatura personalizada, que deve ter 1280px por 720px e, no máximo, 2MB. Nessa miniatura você pode colocar os pontos mais importantes e o próprio título do vídeo (ou um título resumido).

Você pode usar como exemplo do Canal Diolinux, que publica vídeos relacionados a comunidade Open Source, e notar que ele coloca algum texto relacionado ao vídeo na miniatura.

Resumindo

É importante dedicar algum tempo para montar o branding do seu canal do Youtube e se acostumar a produzir os thumbnails. Aproveito para compartilhar as artes de alguns canais que eu gosto:

Diolinux

https://www.youtube.com/user/Diolinux

Super 8

AlexRainBirdMusic

https://www.youtube.com/channel/UCEi0EgWJ5m7gVBQ68a1L0TA
Comentários

Vamos trabalhar juntos




    Agência Doggus